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Movimentação de carga conteinerizada atinge recorde histórico no primeiro semestre de 2024

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O setor de transporte aquaviário do Brasil cresceu 4,28% no primeiro semestre de 2024, com uma movimentação de cerca de 644,76 milhões de toneladas de carga, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela carga conteinerizada, além de granéis sólidos e líquidos, que atingiram seus maiores níveis para o período desde 2010.



Em junho, os portos brasileiros movimentaram 119,2 milhões de toneladas de carga, um aumento em relação às 113,8 milhões de toneladas em junho de 2023. Destaque para o aumento nas movimentações de fertilizantes (+17,33%), açúcar (+17,22%) e bauxita (+11,79%).

Carga conteinerizada e recuperação do setor

A carga conteinerizada alcançou 73,3 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 22,72% em comparação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 49,3 milhões de toneladas foram transportadas por rotas de longo curso, 23,2 milhões por cabotagem e 0,7 milhões por navegação interior e apoio portuário. A cabotagem de contêineres teve um aumento expressivo de 30,22% em relação ao ano anterior.

Os últimos quatro anos mostram uma recuperação robusta na movimentação de contêineres nos portos brasileiros, superando os níveis de 2021. Esse crescimento reflete sinais de reindustrialização no Brasil, com a produção industrial aumentando 4,1% em junho, conforme dados do IBGE.


Impacto nos portos e infraestrutura


Os terminais de uso privado (TUPs) movimentaram 413,2 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024, um aumento de 2,12% em relação ao mesmo período de 2023. O Terminal Marítimo Ponta da Madeira (MA) foi o destaque, com um aumento de 6,47%, movimentando 74,7 milhões de toneladas.


Os portos públicos movimentaram 231,6 milhões de toneladas, um aumento de 8,37% em comparação ao primeiro semestre de 2023. O Porto de Santos liderou com 68,6 milhões de toneladas, representando 10,6% da movimentação total de carga.


Perspectivas para o futuro


Com o crescimento contínuo das movimentações de cargas, especialmente de contêineres, as perspectivas para o segundo semestre de 2024 são positivas. O setor deve continuar investindo em infraestrutura e inteligência portuária para manter a competitividade e aumentar a eficiência operacional nos portos brasileiros.


 
 
 

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